Governo sofre mais uma derrota no Congresso e enfrenta clima de chacota política
O governo federal enfrentou mais uma vergonha no Congresso Nacional ao retirar da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o requerimento que visava a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do ajuste fiscal. A falta de um acordo com líderes partidários expôs, mais uma vez, a fragilidade da articulação política do Palácio do Planalto, que acumula derrotas consecutivas, transformando suas tentativas de aprovar pautas em motivo de chacota entre parlamentares.
A decisão de retirar a PEC ocorreu em meio à dificuldade de garantir apoio suficiente para sua tramitação. O governo apostava em aprovar o pacote de cortes de gastos ainda este ano, mas a resistência dentro da CCJ forçou o recuo estratégico. Agora, o Planalto pretende apensar a PEC a uma proposta já existente e pronta para votação no plenário, com a expectativa de que a matéria seja apreciada até o dia 18 de dezembro, pouco antes do recesso parlamentar.
A falta de apoio ficou evidente com a postura do União Brasil, partido que conta com 59 deputados e declarou voto contrário à urgência do pacote fiscal. Esse cenário evidencia a insatisfação crescente entre os parlamentares, agravada pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir a liberação de emendas parlamentares, o que muitos associam à influência do governo.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados adiou a votação dos requerimentos que poderiam acelerar a análise do pacote fiscal, intensificando a sensação de desgaste político do governo. O clima no Legislativo foi descrito como "péssimo", com muitos parlamentares ironizando a incapacidade do Executivo de construir uma base sólida de apoio para suas propostas, algo essencial para a governabilidade.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário