Ciclone assusta o povo brasileiro. Entenda o que é um ciclone subtropical e por que ele está se formando no Brasil.
Um ciclone subtropical é um fenômeno atmosférico que se caracteriza por uma área de baixa pressão, com ventos circulando em sentido horário no hemisfério sul, e que apresenta características tanto de ciclone tropical quanto de ciclone extratropical.
Um ciclone tropical é aquele que se forma em regiões de águas quentes e tem um núcleo quente, ou seja, a temperatura do ar é maior no centro do que nas bordas. Já um ciclone extratropical é aquele que se forma em regiões de águas frias e tem um núcleo frio, ou seja, a temperatura do ar é menor no centro do que nas bordas.
Um ciclone subtropical se forma quando há uma interação entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, que pode ser proveniente de um ciclone tropical ou de uma frente quente. Essa interação gera uma instabilidade na atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas e de ventos fortes. O ciclone subtropical pode se transformar em uma tempestade subtropical se a pressão atmosférica diminuir ainda mais e os ventos ficarem mais intensos, podendo atingir até 118 km/h.
Os riscos associados ao ciclone subtropical são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, deslizamentos de terra e descargas elétricas. Além disso, há o perigo de ressaca, ondas altas e correntes marítimas fortes, que podem afetar a navegação e a pesca. Por isso, é recomendado que as pessoas evitem se expor ao mar e sigam as orientações das autoridades locais.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário