Mais uma pandemia à vista no horizonte! Gripe aviária ameaça o mundo mais uma vez.
A gripe aviária é uma doença infecciosa causada por vírus que afetam principalmente as aves, mas que também podem infectar alguns mamíferos, como os ursos polares. O vírus mais perigoso é o H5N1, que pode causar doença grave e morte em humanos e animais. Em dezembro de 2023, o Alasca registrou o primeiro caso de morte de um urso polar pelo vírus H5N1. O animal foi encontrado morto no norte do estado, perto da cidade de Utqiagvik, e tinha sinais de inflamação e doença em vários órgãos. Acredita-se que o urso tenha se alimentado de aves infectadas, já que o vírus foi detectado em várias espécies de pássaros na região.
Esse é o primeiro caso conhecido de morte de um urso polar pela gripe aviária no mundo, e representa uma nova ameaça para essa espécie, que já está vulnerável pelas mudanças climáticas e pela perda de gelo marinho.
O vírus H5N1 é uma forma altamente patogênica de gripe aviária, que pode causar sintomas como febre, tosse, dificuldade respiratória, hemorragia, diarreia e até falência de órgãos. A taxa de mortalidade em humanos infectados pelo vírus H5N1 é de cerca de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A prevenção e o controle da gripe aviária dependem de medidas de biossegurança, vigilância epidemiológica, vacinação das aves, diagnóstico rápido e tratamento adequado dos casos.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário