Braskem: a empresa que afundou Maceió! Polícia Federal vai com tudo pra cima da empresa.
A Braskem é uma empresa petroquímica que atua na mineração de sal-gema em Maceió, uma atividade que causou a instabilidade do solo e o afundamento de bairros da capital alagoana. Mais de 17 mil imóveis foram desocupados por causa das rachaduras e fissuras que surgiram nas ruas, casas e prédios. A mineração de sal-gema consiste na extração de sal subterrâneo por meio de injeção de água. Esse processo cria cavidades no subsolo, que podem se romper ou se deformar, provocando o rebaixamento do terreno. A Braskem começou a explorar o sal-gema em Maceió em 1975, sem monitorar os impactos ambientais dessa atividade.
Os primeiros sinais de problemas apareceram em 2018, quando um tremor de terra foi sentido em diversos bairros da cidade. As rachaduras se multiplicaram e colocaram em risco a vida dos moradores. Estudos apontaram que a mineração da Braskem era a principal responsável pelo afundamento do solo. A empresa foi alvo de diversas ações judiciais, tanto de órgãos públicos quanto de pessoas físicas, que exigiam indenizações pelos danos causados.
No entanto, o acordo não encerra a polêmica envolvendo a Braskem. A empresa ainda enfrenta outras ações na Justiça, como a do Governo do Estado, que cobra uma indenização pelos órgãos públicos perdidos e pela perda de arrecadação causada pela quebra de comércios na região. Além disso, a Polícia Federal deflagrou, em dezembro de 2023, a Operação Lágrimas de Sal para investigar a Braskem por suspeitas de omissão de informações e uso de dados falsos na mineração de sal-gema.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário