Situação do ex presidente Bolsonaro é complicado mas ainda existe uma luz no fim do túnel.
A situação do ex-presidente Jair Bolsonaro é complicada após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos. Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, por ter feito uma apresentação falsa e difamatória sobre as urnas eletrônicas e as eleições de 2022 para dezenas de diplomatas estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Ele também atacou ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) e o seu principal adversário político, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro disse que vai recorrer da decisão, mas as chances de reverter a condenação são baixas. Segundo especialistas, o recurso de Bolsonaro teria que ser aceito pelo próprio TSE, que já se manifestou de forma majoritária contra ele, ou pelo STF, que também tem uma posição crítica em relação ao ex-presidente. Além disso, Bolsonaro enfrenta outros processos que podem aumentar o seu tempo de inelegibilidade ou até mesmo levá-lo à prisão. Entre eles, estão as investigações sobre os atos antidemocráticos, a interferência na Polícia Federal, a divulgação de fake news e a omissão na pandemia de Covid-19.
Bolsonaro é o terceiro ex-presidente a se tornar inelegível, depois de Fernando Collor de Mello e Lula. No entanto, diferentemente de Lula, que teve os seus direitos políticos restabelecidos após a anulação das suas condenações na Operação Lava Jato, Bolsonaro não tem um cenário favorável para recuperar a sua elegibilidade. A única possibilidade seria uma mudança na legislação eleitoral, que depende do Congresso Nacional, onde Bolsonaro não tem uma base de apoio sólida.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário