Furacão Otis deixa alerta mundial e uma cicatriz enorme no México.
O México viveu uma das maiores tragédias de sua história com a passagem do furacão Otis, que atingiu a costa oeste do país na madrugada de terça-feira, 24 de outubro, com ventos de até 270 km/h e chuvas intensas. O fenômeno se fortaleceu rapidamente, passando de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em 12 horas, e deixou um rastro de morte e destruição por onde passou.
O balneário de Acapulco, um dos principais destinos turísticos do México, foi o mais afetado pelo furacão Otis, que destruiu resorts e hotéis, arrancou paredes e telhados de casas e prédios, inundou ruas e estradas, o aeroporto internacional e hospitais. Mais de 500 mil pessoas ficaram sem luz, internet e telefone, e muitas perderam seus pertences e documentos. O cenário era de caos e desespero.
O furacão Otis também provocou inundações e deslizamentos de terra em outras partes dos estados de Guerrero e Oaxaca, onde também causou ondas de seis a oito metros. Muitas cidades ficaram isoladas e sem comunicação, e os moradores tiveram que buscar abrigo em locais seguros. As autoridades locais pediram ajuda ao governo federal e à comunidade internacional para socorrer as vítimas e reconstruir as áreas afetadas.
O furacão Otis causou danos de cerca de 15 bilhões de dólares, segundo a consultora Enki Research, especializada em fenômenos naturais. Mais de 220 mil casas e 80% do setor hoteleiro foram afetados. Cerca de 513 mil pessoas ficaram sem energia. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, prometeu que o governo vai apoiar a reconstrução das áreas devastadas e que vai investigar possíveis casos de corrupção e desvio de recursos.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário