O que é a PEC que permite ao Congresso sustar decisões do STF?
O Brasil vive um momento de tensão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, especialmente entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em meio a esse cenário, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa dar mais poder ao Congresso Nacional para revogar decisões do STF tem ganhado força entre alguns parlamentares.
A PEC foi apresentada pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG) e conta com o apoio de vários grupos parlamentares, como a Frente Parlamentar da Agropecuária, a Frente Parlamentar Evangélica e a Frente Parlamentar do Empreendedorismo. A proposta tem como objetivo permitir que o Congresso possa sustar decisões do STF que não sejam unânimes e que extrapolem os limites constitucionais.
A motivação da PEC é o descontentamento de alguns setores com as decisões do STF sobre temas como o marco temporal para demarcação de terras indígenas, a legalização das drogas, a descriminalização do aborto, o direito de propriedade e a legítima defesa, entre outros. Os defensores da PEC argumentam que o STF tem usurpado as competências do Legislativo e do Executivo e que é preciso equilibrar os poderes.
A PEC ainda precisa ser protocolada na Câmara dos Deputados e, para ser aprovada, necessita de três quintos dos votos em cada Casa do Congresso, em dois turnos de votação.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário