Os discursos de Lula se distanciam da verdade dia após dia. Nem seus apoiadores podem negar.
A mesma boca que diz que o Brasil não tem dinheiro para o auxílio Brasil, tanto que é obrigado furar o teto de gastos para cobrir, mas dias depois aparece com dinheiro para financiar gasoduto na Argentina.
Lula quer acabar com a fome no Brasil ou fazer empréstimos no exterior? O presidente se comprometeu a financiar um gasoduto e exportá-lo para a Argentina por meio do BNDES. Este tipo de crédito falhou miseravelmente no passado. A cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos não trouxe nada de concreto.
Só Lula tem sido generoso com o colega argentino Alberto Fernandez: o Brasil pretende financiar, por meio do BNDES, a segunda fase da construção de um gasoduto ligando a jazida de gás de xisto de Vaca Muerta à capital, Buenos Aires. Lula justifica a concessão do crédito com as seguintes palavras.
O gasoduto passa por várias províncias antes de finalmente chegar à capital. Como esse gás chega de lá até o Brasil? Isso exigiria uma conexão com a rede de distribuição de gás natural da Bolívia ou um terminal de gás liquefeito. Tudo isso é caro e não traz energia para o Brasil.Além disso, mesmo que a empresa brasileira empreenda a construção, o risco de crédito é muito alto.
Na Argentina, as províncias por onde passa o gasoduto têm impostos diferentes. Pior de tudo, a Argentina tem controles de capital, duas dúzias de taxas de câmbio nacionais diferentes e um fundo de reserva internacional cronicamente vazio.
Como a maioria dos impostos no Brasil incide sobre o consumo, pode-se dizer que os pobres do Brasil pagariam por um gasoduto no país vizinho, do qual o Brasil provavelmente não tiraria muito benefício.
Whatsapp: (48) 99144-5662
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário