O Brasil já lidera o Mercosul como o país mais rico e com maior perspectiva de crescimento, agora o grupo está abrindo um leque gigantesco de possibilidades econômicas que vai tornar o país mais rico. O ministro da Economia explica o novo acordo do Mercosul.
Bloc reduz TEC em mais 10% até dezembro de 2023 e tem acordo de livre comércio com Cingapura. Os líderes do MERCOSUL se reuniram no Paraguai para decidir sobre um corte adicional de 10% nas tarifas externas comuns, conhecidas como TEC, até dezembro de 2023.
A medida, defendida pelo ministro da Economia, juntamente com um acordo de livre comércio entre o bloco de países sul-americanos e Cingapura, pode aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 28,1 bilhões de reais até 2041.
O Brasil continua sendo um país que carece de acordos comerciais. Temos uma rede de acordos comerciais que está longe do que se esperaria de um país do tamanho da economia brasileira. Embora o Brasil seja a décima maior economia do mundo, sua participação no comércio internacional é de apenas 1,3%. O Brasil ainda é apenas um dos 25 a 30 maiores exportadores e importadores.
Para alcançar maior participação brasileira no comércio internacional, envolve dois eixos: fortalecer a rede de acordos comerciais e reformar a tarifa externa comum. Em relação à TEC, Ferraz defendeu a redução.
Contato do Cigano
Whatsapp: (48) 99144-5662
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário