Peru, eleições Pedro Castillo Keiko Fujimori, tensão! Esquerda no Chile e consequências para o Peru. Baralho responde todos esses questionamentos.
As lives do Vidente Cigano Iago são cheias de conteúdo, os mais diversos temas são abordados, nesta matéria vamos abordar um dos pontos que pode ter influências sérias com a diplomacia brasileira. Pelo fato do conteúdo ser vasto, para a maioria de nós certos conteúdos passam despercebidos e outros não compreendemos logo de cara, sendo preciso uma análise mais profunda. Foi nesse pique que começamos e terminamos os estudos e os levantamentos de dados para a matéria.
O ritmo das eleições nos países vizinho pode parecer algo distante e s consequências para nós, a derrota da direita na Argentina atrapalhou demais as negociações do governo brasileiro com eles. É óbvio que não ouve um afastamento total, mas é evidente que a relação poderia melhorar. É nesse ritmo que precisamos entender o rumo eleitoral no resto da América do Sul.
O eleitor chileno se voltou para a esquerda, deixando de lado os 155 representantes do partido político que comandava o país desde a redemocratização para eleger a Assembleia Constituinte, que substituiu a carta constitutiva criada durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) Na segunda-feira, dia 17, um dia após o anúncio dos resultados, a Bolsa de Santiago caiu mais de 9% e o peso chileno caiu 2,1% em relação ao dólar norte-americano.
Com o fracasso da lista de direita apoiada pelo presidente Sebastian Pinera, os conservadores não terão poder de veto na discussão dos termos, o que mostra que, por meio da nova carta, os chilenos podem reconstruir o público privatizado durante a era Pinochet. Serviços, em termos de saúde, como educação e outros setores econômicos.
A lista de candidatos independentes com mais ideologias de esquerda, mas sem relação com os partidos tradicionais, obteve 46% dos votos e terá 48 cadeiras no parlamento. Mais uma vez isso não representa quebra de contratos ou coisa do tipo, mas sabemos que as esquerdas são bem unidas e farão o que for possível para prejudicar a direita.
O caso no Peru está gerando polêmica dentro e fora do país. Acusações de fraude interrompem o andar normal da economia no país que está parada com a indecisão. As táticas legais do candidato de direita Keiko Fujimori por suposta fraude e adiamento do anúncio de uma possível vitória, Pedro Castillo, receberam um novo capítulo na quarta-feira.
O Peru está passando por algo que já está sendo antecipado no Brasil, o caso é que suspeita votos em níveis anormais em várias mesas eleitorais, visando esse problema, o apoiadores do presidente buscam junto ao congresso uma lei que obrigue as urnas eletrônicas imprimirem os votos para que sejam auditados numa possível dúvida.
Veja a seguir a live com todos esses temas.
Whatsapp: (51) 9 9288-5337
Whatsapp: (48) 9 9178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
Rua Manoel Loureiro n 405 ap 1202 Condomínio Residencial Santiago Cep 88117-330 Barreiros São José
0 comments:
Postar um comentário